Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

prova da terra

Incrivel como as coisas se encaixam...

Como eu disse no post anterior, estou realizando um projeto chamado GIRA MUNDO, onde intercambistas vão dar aulas para crianças de 7 a 15 anos.

Os temas são:

Direitos Humanos
Multiculturalismo
Cidadania
e.......................
....
...
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.

Fantástico! A mensagem que a prova da terra vem nos passar, eu recém abri minha mente para isso.

Para elaborar o material didático, foi necessário contar com a expertise de diversos parceiros. Nesse tema, a Novociclo, uma empresa que trabalha com gestão de resíduos, nos ajudou.

e é exatamente isso: Reduzir, Reutilizar, Reciclar

OBS: Todos devem assistir a esse TED do Rodrigo Sabatini, CEO da Novociclo. Incrível: http://www.tedxfloripa.com.br/talk/rodrigo-sabatini/

E ao longo dessa últimas semanas pesquisei muito a respeito disso para conseguir elaborar um material de qualidade. A maneira com que tratamos o "lixo" aqui na minha casa mudou muito, justamente por eu estar fazendo esse projeto e estar em contato com isso. Confesso que ainda não consegui 100% de adesão aqui em minha casa. Díficil esse processo pois é necessário uma reeducação. Minha família tem que entender a importância desse tipo de ação e contribuir também. Só assim conseguirei gerir os resíduos da forma correta. Mas chegaremos lá!!!! Meu próximo passo é criar um minhocário pois quero aproveitar o lixo orgânico para plantar algumas coisas. Atualmente eu dou para meu vizinho que tem horta.

Olha que interessante essas imagens que podem ser vistas no site da Novociclo:




POR UM MUNDO LIXO ZERO!!!

Sim, porque o lixo somos nós quem criamos. Lixo é sujeira. Se pararmos pra pensar, 95% da sujeira a gente que cria, porque misturamos as coisas. Tudo é uma questão de organização e gestão. Isso mesmo. SOMOS RESPONSÁVEIS PELO QUE CONSUMIMOS e por conseguinte RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS RESÍDUOS. E são nas pequenas ações locais que mudamos o mundo.

E AS CRIANÇAS DO GIRA MUNDO VAO TER CONSCIENCIA DISSO DESDE PEQUENAS!!!!

Agora olhem esse exemplo de mobilização social e completa revolução nas comunidades. Isso é a REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS que acontece na comunidade Chico Mendes em Florianópolis.




Incrível nao?? Poxa, tao fácil aproveitar o lixo organico para gerar terra fertil. E o resto, sao embalagens. Podemos estocar por um tempo, separadas e limpas e depois destinar para o local correto. Muito facil, basta querer. Essa é a grande vontade que temos para o Gira Mundo. Deixar um legado. Tentar implementar esse tipo de ação comunitária nas comunidades das crianças. We hope!

Pensando na questão de transformar a energia parada em movimento, eu faço isso sempre. Doações de roupas são de 6 em 6 meses aqui em casa. Todo mundo revisa o guarda roupa pois sempre tem coisas sobrando e gente precisando. Livros só ficam na estante quando têm um imenso valor, se não, ao terminar de ler, outra pessoa vai ficar com ele passa que possa ler também.

Adorei essa prova da terra pois me deu mais ânimo para continuar nas minhas ações. Sei que estou fazendo a diferença! Vamos cuidar da mãe terra.

Grande abraço a todos os Guerreiros.

Continuo no caminho do SIM e SEM lixo!

ps: desculpa pela falta de acentos e pontuação, meu teclado não está muito bom da cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário