Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

prova do fogo

Que prova legal!!

Sou obrigado a dizer que as vezes precisamos de desafios, provas, como essa para, de fato, agir. Apesar de todos termos muita vontade de mudar as coisas, as vezes falta uma motivação. E esse processo seletivo está me mostrando o tamanho do poder que eu tenho de tirar as coisas do papel. Coisas que eu digo, que vamos deixando, que podem ser feitas. Pois não tenho dúvidas que minha mão está na massa faz tempo e cada vez mais. Quero dizer das coisas que deixamos no fundo da gaveta e que fariam a diferença se feitas!!!!

Pois bem. Fazendo uma conexão com a prova anterior, da terra, eu estou há muito tempo para criar um lixeiro comunitário aqui no meu bairro. Eu moro no Morro das Pedras, um bairro do sul da ilha de Florianópolis, lindíssimo, na frente da praia.

Essa é a vista da minha casa



Linda né? Sim. Mas também me deparo com vistas como essas:






a ideia desse lixeiro é simples. Eu moro em uma rua muito estreita e a coleta de lixo da prefeitura não vem aqui, isso acontece em diversos pontos do bairro (e com certeza em diversos pontos da cidade).

Problemas:
1- as pessoas colocam o lixo em qualquer lugar
2 - as pessoas colocam o lixo na casa das outras
3 - as pessoas têm que levar o lixo para a geral de carro, carrinho de mão, bicicleta, a pé, ou sei la como
4 - o fato de deixar o lixo em qualquer canto faz com que animais rasguem e espalhem tudo e quando chove entope os bueiros e, enfim... deu pra perceber o problema né?

Pois a minha ideia é muito antiga e algo muito simples. Tão simples que ninguém faz. Mas eu vou fazer.

A ideia é construir um lixeiro grande, com madeiras, mensagens escritas para chamar a atenção, devidas separações e incentivar com que a vizinhança utilize da maneira correta. Essa era minha ideia. O grande problema é onde colocar esse lixeiro, tenho que contar com a boa alma de algum vizinho que queira, mas vamos conseguir.

Assim, muita gente que tem o mesmo problema que eu poderia colocar o lixo em um local adequado e que o caminhão da coleta viesse.

Pensando mais além, vou tentar colocar um minhocário próximo ao lixo, assim, todos podem depositar seus lixos orgânicos para que isso gere terra fértil. Acho que vai ser genial. Aí tenho que pensar como posso utilizar essa terra na comunidade, distribuindo um pouco para cada um que tiver interesse, talvez.

Construir as estruturas e divulgar na vizinhança é fácil. Creio que o mais difícil será conseguir o espaço para realizar tal façanha.

VAMOS QUE VAMOS! Quem sabe isso não se torne uma revolução dos baldinhos? (vide post anterior)

CAMINHO DO SIM - CAMINHO LIMPO!




Um comentário:

  1. Muito legal!Provavelmente teremos que fazer muitas lixeiras comunitárias pra onde vamos em Janeiro, não é verdade? Sua ideia com certeza vai ser muito últil. Parabéns

    ResponderExcluir