Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

# NHANDEREKÓ


Por cinco minutos lembre da primeira vez que leu o e-mail sobre Caminho do Sim, resgate as sensações que viveu durante este jogo, pense nas pessoas que estiveram ao seu lado durante o processo.

Tenho feito isso todos os dias...Momento muito incrível que me inspira e me faz acreditar em muita mudança. Conheci pessoas maravilhosas, mesmo não podendo conversar muito por causa da correria. Dá para perceber quando alguém é do bem e quer fazer o bem...Cara, que incrível.. Como um programa como esse pode juntar tanta gente assim..

Agora, leia com atenção as seguintes frases:

1. Acredito na transformação do mundo de forma concreta***


Acredito e muito! 2012/13 foram os anos da mudança na minha vida. Minha cabeça se abriu, minhas ações se tornaram mais reais e visíveis de mudança. Procurei me conectar com pessoas que tivessem esse mesmo espírito que eu. E isso faz total diferença, tenho certeza disso. Trabalhar em uma ONG, fazer parte da AIESEC, ser um embaixador CHOICE, catar lixo nas praias com o projeto ROUTE... Entre outras diversas coisas... Tudo isso me faz acreditar na transformação do mundo de forma concreta.


2. Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações**


Esses dias eu estava conversando com um amigo que me explicou um pouco sobre uma teoria de dragon dreaming... Temos 4 esferas que nos rodeiam para concretizar algo: sonhar/planejar/realizar/celebrar. Acredito que essa pergunta se encaixa muito bem nesse flow. Eu consigo sonhar muitas coisas, muitas mesmo. Isso faz com que diversas emoções aflorem em mim, cada vez mais. Planejar também é algo que tenho facilidade em fazer, consigo ter uma visão holística e de futuro, impactos e resultados. Agora, realizar é bem difícil. As vezes nos sentimos sozinhos e não conseguimos perceber que somos capazes de realizar as coisas. Isso já aconteceu comigo diversas vezes. Acredito que posso melhorar um pouco, sempre posso. Mas no geral, consigo equilibrar muito bem!


3. Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa***


Venho percebendo esse potencial cada dia mais. O que eu disse anteriormente de que as vezes me sinto sozinho é um grande impedimento para essa mobilização. Mas eu venho conhecendo pessoas tão sensacionais e que estão dentro de qualquer coisa que seja boa para todos que cada dia fica mais claro que posso mobilizar pessoas para uma causa. O desafio é sempre agregar novas pessoas. Desconhecidos, no caso. Mas sim, eu posso articular pessoas. Ser embaixador Choice me mostrou o tamanho do poder que eu tenho de ser escutado, compreendido e seguido. Ou seja, as pessoas me ouvem falando sobre negócios sociais e se articulam e mobilizam para pensar diferente, empreender diferente, fazer diferente. Isso é só um exemplo. Outro poderia ser a prova do fogo, que recém finalizei... Consegui um adesivo totalmente de graça para a minha lixeira comunitária.. Como? Articulando pessoas e mostrando que minha causa era nobre!!


4. Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade***


Sim! Como eu venho dizendo... Esse ano está sendo um grande momento de descobrimento pessoal. A cada dia venho tendo certeza que sou capaz de tudo isso que falamos até agora. Concretizar mudanças, articular pessoas, equilibras sonhos e ações....Tudo isso faz com que uma pessoa seja capaz de transformar sonhos em realidade. E eu sou! Claro que quando o sonho é maior, a transformação também é, e isso requer desenvolvimento pessoal e mais força. Mas é normal, e o legal da vida é isso. Novos desafios = novas conquistas.


5. Sou uma pessoa criativa**


Eu tinha dito em um post aqui para o caminho do sim que isso é uma qualidade que tenho que desenvolver mais. Continuo achando isso. Porém, vi que na prova do fogo eu já fui um pouco mais longe...E a cada dia sinto que posso ir mais. Mas realmente, queria ser mais criativo nas coisas. Acho que atitude não me falta, mas as vezes a criatividade daria boas soluções para essa atitude de sobra.



6. Procuro Inovar nas atitudes**


Muitas vezes me confundo com o conceito de inovar e ser criativo. Porém venho percebendo que inovar não necessariamente é inventar algo novo, ser o gênio da lâmpada. Adaptar coisas que existem para outras funções e soluções sociais principalmente. Fazer parte do movimento Choice está contribuindo muito para me desenvolver nesse ponto. Muito mesmo. Empreender da área social é um grande desafio (e meu grande sonho). Faz-se necessário inovar nas atitudes. Quero desenvolver essa qualidade muito mais. Estou no caminho (do sim).



7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido***


Totalmente!! Estou vivenciando isso cada vez mais por fazer parte da AIESEC. Diversos intercambistas estão conosco em nosso projeto, GIRA MUNDO. Estar aberto para o desconhecido é como se conhecer cada vez mais. Aprendemos muito com os outros e com certeza temos muito para ensinar também. Assim como estamos abertos para o desconhecido, muito provavelmente esse desconhecido também terá interesse em nossas crenças e valores.



8. Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas***


Complementando a resposta anterior.. sim! Estou estudando inglês no momento. Até então eu só havia tido aulas no colégio mesmo, bem básico. Entre em aulas de inglês no ano passado e desde então sigo firme praticando e me desenvolvendo. Porém, sempre procuro me virar no portunhol. Tenho desejo de aprender alemão e italiano. Em breve vou tirar esse sonho do papel!



9. Estou pronto para agir***


Existe dois lados para essa resposta.. O primeiro é: SIM ESTOU PRONTO! Acredito muito no GSA, acredito muito na minha capacidade e acredito muito em tudo que venho fazendo nesses dois últimos anos.


O outro lado para essa resposta é essa imagem...Ou seja, nunca estamos realmente prontos. O que importa é sentir nossa capacidade e nosso poder. Para contribuir, mudar algo e com certeza aprender.





10. Quero compartilhar com os outros, o que aprendi***


Sem dúvidas...Faço parte comunidades de crowdsource, onde cada um ensina o que sabe... Sem contar que é um prazer imenso para mim ensinar minha mãe a usar as novas tecnologias, por exemplo. O movimento choice então.. sem palavras! Quero ensinar/compartilhar muuuuuuuito!!!


E é isso que eu espero do GUERREIROS SEM ARMAS!

Se selecionado, vou participar de uma formação que vai me transformar em um grande guerreiro. Mas com certeza, isso não será só pra mim. Todos a minha volta terão a oportunidade de aprender tudo que aprendi. Um verdadeiro guerreiro acredita na união das pessoas para um mundo melhor!


OBRIGADO POR ME APRESENTAREM O CAMINHO DO SIM!
ATE BREVE, SE FERNANDO CONTE QUISER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário